Pra onde viajar em Goiás? Essa é uma dúvida frequente muitas pessoas que pretende se divertir nesse Estado maravilhoso. E para te ajudar a responder essa pergunta te oferecemos sugestões que visitamos e recomendamos.
Pirenópolis
É um dos maiores pontos turísticos do estado, uma vez que é considerada como o retrato vivo da história goiana.
Com um ambiente que remonta a arquitetura colonial, é cercada por morros e cachoeiras, estas que por sinal, fazem parte das maiores atrações. Como algumas cachoeiras se encontram em propriedades privadas, os turistas podem ter que pagar determinado valor para conhecê-las, no entanto, ainda existem algumas que permanecem abertas e encantam os olhos de quem vê.
Tombada como Patrimônio Histórico e Cultural pelo IPHAN, conserva um clima hospitaleiro, alegre e festivo, convivendo com belezas naturais inestimáveis. O Centro Histórico de Pirenópolis é um de seus principais pontos, e é por lá que podemos encontrar toda a beleza da Igreja de Nossa Senhora do Rosário e a Igreja de Nossa Senhora do Carmo, que ficam abertas para visitação.
Cavalcante
Pequeno município localizado ao norte da Chapada dos Veadeiros, fica a aproximadamente 500 km de Goiânia.
Se você quer se aprofundar um pouquinho na história de nosso estado, fazer uma visita à cidade é uma boa pedida. É possível conhecer uma parte do Povoado Kalunga do Engenho II, bem como tradições quilombolas. O lugar ainda reserva inúmeras belezas naturais em seu Sítio Histórico.
Entre suas principais atações turísticas estão cachoeiras, a exemplo da do Rio Prata, de Santa Bárbara, da Capivara, e também as diversas cachoeiras que podem ser encontradas na fazenda Veredas e na Ponte de Pedra. Vale a pena conhecer!
Aruanã
Aruanã é também um dos que mais recebe turistas anualmente em Goiás. Isso porque o Rio Araguaia passa por ali, querido não apenas pelos goianos mas também por pessoas de todo o país.
Para aqueles que pretendem passar uma estadia na cidade, é possível encontrar hotéis e casas de hospedagem. No entanto, também é possível acampar em determinados locais, como nas margens do próprio Rio Araguaia e Rio Vermelho.
Também é o lugar perfeito para quem adora a pesca desportiva e qualquer atividade que envolva água. Se você ainda não conhece as belezas da cidade, já pode programar.
Alto Paraíso de Goiás
Para aqueles que procuram por atividades de turismo no município, é possível encontrar bares, restaurantes, pousadas e pequenas praças, sem contar com suas diversas cachoeiras.
No entanto, o ambiente que mais atrai atenção do público é a Vila de São Jorge, com característica rústica, não deixa o charme de lado e é ideal para quem pretende curtir momentos de paz, cercado de muito contato com a natureza e dispondo de suas belezas. Só vendo pra entender tamanha beleza!
Cidade de Goiás
Tradicionalmente linda, é assim que podemos resumir Cidade de Goiás, mais conhecida como “Goiás Velho” por nós goianos. Ela é uma das mais conhecidas cidades turísticas de Goiás.
Cercada de história, já foi capital do estado e ainda conserva sua arquitetura colonial em quase 100% de sua estrutura, que por si só, já é uma grande atração turística.
A terra da famosa poetisa Cora Coralina concentra até mesmo um museu em sua homenagem, que é aberto para visitação e fica na casa onde a escritora morou. Além disso, há igrejas e uma comida gostosa te esperando por lá.