Conhecida carinhosamente pelo nome de Goiás Velho, a antiga capital do Estado foi fundada no Ciclo do Ouro e retrata o período colonial brasileiro, sendo reconhecida como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. Com suas ruas de pedra, Goiás é cercada pela natureza, que limita o traçado urbano, com as construções indo do Vale da Serra Dourada até o Rio Vermelho.
Entre suas manifestações culturais, destaque para a Semana Santa, com a Procissão do Fogaréu, que atrai visitantes de todo o Brasil. Goiás sedia o Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental, o Fica, com participação e público nacional e internacional. O Festival Gastronômico Cidade de Goiás, as Serenatas e o Carnaval de Marchinhas, são famosos por levarem muita gente à antiga capital.
A casa da poetisa e doceira Cora Coralina foi transformada em museu. Além desse, a cidade tem os museus de Arte Sacra, da Boa Morte e das Bandeiras, casarões seculares no Centro Histórico preservado, o Palácio Conde dos Arcos, o Mercado Municipal, o Teatro São Joaquim, a Praça do Coreto e o Chafariz de Cauda. As igrejas antigas, como as de Nossa Senhora da Abadia, São Francisco, Nossa Senhora Aparecida, do Carmo, do Rosário, Sant’Ana e Santa Bárbara, têm altares ornados com ouro e imagens sacras de época.
A natureza na região é pródiga, e o visitantes pode se refrescar no Rio Vermelho, que corta a cidade, em balneários e nas diversas cachoeiras que ficam bem pertinho do centro urbano. Como Goiás se localiza em terreno bastante acidentado, se destacam a Serra Dourada, os Morros de São Francisco, Canta Galo e das Lages, e a Cachoeiras das Andorinhas, que garantem boas experiências.
Fonte e foto: GoiasTurismo