Texto: JOSÉ TORRES
Fotos: LÚCIO TORRES
Quando informado o local do Congresso Nacional da ABRAJET, questionou-se junto ao Presidente Evandro Novak, o motivo de ser em uma pequena cidade da serra catarinense, chamada URUBICI (www.urubici.sc.gov.br).
Após percorer 172 km da Capital Florianópolis, numa boa estrada, porém com muitas curvas, chegamos a Urubici e encontramos a resposta para o questionamento inicial.
Uma bela e pacata cidade com menos de 12.000 habitantes, situada no ponto mais elevado de Santa Catarina, com altitude de 915 metros, onde tem apenas um único semáfaro, com casas de estilos serranos, sem nenhum grande muro, apenas pequenas cercas e muitas sem nenhuma proteção residência às calçadas. Mas isso dá um charme todo especial nas ruas bem cuidadas através da administração de um Prefeito que virou nosso amigo, Senhor Antonio Zili que está em seu terceiro mandato.
Urubici está localizado no Vale Rio Canoas e eé conhecida como a Terra das Hortaliças, pois é o maior produtor de hortifrutigranjeiros de Santa Catarina, assim como é grande produtor de maçã, especialmente com a variedade gala. Cultivo de Erva-mate também é destaque, esse produto básico do tradicional chimarrão.
A paisagem é belíssima com araucárias, campos e taipas (muros de pedra basalto), possuindo Inúmeras as cascatas. Um exemplo é a Cascata do Avencal, com água despencando em queda-livre a mais de 100 metros de altura. Essa paisagem é comum cobrir-se inteiramente de branco com a sempre esperada neve pelos turistas, e até as águas das cachoeiras podem congelar. Fazendas centenárias, a cultura gaúcha, a culinária campeira, cavalgadas complementam o cenário da natureza agreste da Serra Catarinense.
As montanhas da Serra Catarinense, região com altitudes próximas aos 1 800 metros, registram as temperaturas mais baixas do Brasil. A união dos fazendeiros da região propiciou a criação do turismo rural, adaptando suas fazendas centenárias para receber hóspedes.
FAZENDA HOTEL SERRA DO PANELÃO
Durante o Congresso Nacional da ABRAJET que ocorreu nas dependêncis do Urubici Park Hotel (www.uph.com.br), os 90 congressistas foram hospedados, gentilmente em diversos hotéis, pousadas e hotés fazendas.
Tive a grata satisfação de ficar hospedado, juntamente com a delegação da Bahia e o vice-presidente da ABRAJET Goiás, Jorge Braga, na belíssima Fazenda Hotel Serra do Panelão (www.serradopanelao.com.br).
Falar desse encanto da natureza é difícil, pois poderia esquecer alguns detalhes. Mas afirmo que ter o contato da natureza, tirar leite da vaca, andar a cavalo, curtir uma piscina quentinha, sauna a vapor, sala de jogos e uma cancha de bocha já se resume ao que é Serra do Panelão, além de suas ótimas acomodações como o chalé que fiquei hospedado com dois quartos, sendo cama de casal e duas de solteiro, lareira, aquecedor, frigobar e uma charmosa varanda.
Aquele ar de fazenda com os cachorros na porta da recepção, um amplo salão com vários sofás e poltronas e um bar, sempre com uma pinguinha especial. Aliado a tudo isso, uma gastrononia e café da manhã sem igual e com o atendimento de uma família comandada pelo patriarca Rômulo, com uma simpatia sem igual e sua esposa Raquel. Seu filho Fernando, carismático como o pai com sua esposa Sheila e pais de duas princesinhas, Maria e Catarina. Como não sentir-se em família?
Quem comprovar? Siga até Urubici/SC e conheça a Fazenda Hotel Serra do Panelão!
Ah, quanto ao Congresso Nacional da ABRAJET, foi um sucesso, onde o mérito todo é do Presidente Evandro e sua esposa Maely que conseguiram através de muita ousadia e relacionamento congregar os diversos meios de hospedagem, iniciativa privada e governos num só objetivo: Fazer um grande Congresso. E conseguiram!
Durante o Congresso ocorreu a Reunião do Conselho Nacional e Assembléia definindo Santarém/PA como local do Congresso em junho/2020. Até lá!